Mercado

5 dicas de como gerenciar uma equipe a distância

Gerenciar uma equipe exige dedicação, tempo e preparo, quando essa liderança precisa acontecer a distância, a abordagem deve ser ainda mais pensada. É sim um desafio, entretanto, não é nada impossível ou um bicho de sete cabeças. 

Inclusive, formatos de trabalho a distância, como por exemplo o Home Office, tornam-se cada vez mais comuns, e a tendência é aumentar. Os benefícios desse tipo de gestão são inúmeros, como a flexibilidade e aumento na produtividade. 

Hoje nós vamos conversar sobre esse assunto que desperta dúvidas em muitos gestores: gerenciamento de equipes a distância. 

 

  • Se faça presente

 

A primeira dica não poderia ser outra. É importante deixar claro que gerenciamento a distância não significa estar ausente. Mesmo que esteja trabalhando em diferentes espaços físicos, é essencial que toda a equipe execute as tarefas com sincronia e, claro, harmonia, afinal, todos representam a mesma instituição.

Para isso, é imprescindível que o líder esteja sempre presente para determinar funções, organizar atividades, auxiliar em todos os passos do negócio e manter a rotina da empresa. Ter um calendário em comum, reuniões online regulares e um grupo com todos os membros da equipe são alguns dos métodos que auxiliam no gerenciamento a distância.  

 

  • Planejamento, metas e objetivos

 

Tenha metas bem definidas, isso ajuda a sua equipe a direcionar as atividades e esforços para o lugar certo, além de priorizar o que realmente é importante naquele momento. Todos os membros de uma equipe devem estar cientes do trabalho que precisam desenvolver naquele dia, semana e mês. 

O planejamento, desde o diário até o anual, contribui para que o gestor que está distante tenha maior controle sobre tudo que está acontecendo naquele momento, desse modo, é possível fazer mudanças, alterações e redirecionamentos sem grandes transtornos

Ter metas e objetivos também é indispensável para que o trabalho entre gestor e equipe ocorra em sintonia, bem como para que haja a otimização da rotina de uma empresa. Sabendo o que tem que ser feito a equipe trabalha de forma mais fluída, independente. 

 

  • Capacitação e produtividade

 

Antes de bater o martelo sobre gerenciar a distância, é importante que o gestor entenda que ter uma equipe capacitada é indispensável

Portanto, certifique-se da aptidão e habilidade dos seus colaboradores em suas respectivas funções, realoque-os e os treine enquanto estiver por perto. Se possível for, ofereça cursos, workshops e trabalhos guiados para garantir a melhor desenvoltura da sua equipe. A consequência disso é um grupo com mais segurança, autonomia e autoestima, mesmo com o gestor trabalhando a distância. 

 

  • Tenha colaboradores externos 

 

Serviços em diversos setores existem para facilitar a vida. Assim sendo, não tenha apreensão em buscar auxílio de outras empresas. Um sistema de gestão, por exemplo, pode ser um ponto chave para a otimização do trabalho e do tempo da sua equipe. Automatize processos, tenham fornecedores, desburocratize passos essenciais da rotina do seu negócio, isso vai aumentar a produtividade da equipe, além de assegurar controle ao gestor.

 

  • Ouça a sua equipe

 

Como já dito, reuniões são essenciais para planejar, traçar metas e objetivos. Mas para além disso, as reuniões devem servir como um espaço de trocas. Assim, ter um momento de escuta, quando o gestor vai ouvir o que a equipe tem para sugerir sobre o trabalho a distância é primordial para que melhorias ocorram. 

Portanto, separe dias e horários para que reuniões aconteçam rotineiramente. Quando se está distante o diálogo torna-se ainda mais importante. Para tornar o trabalho mais humanizado, presente e estreitar relações, o ideal é encontros presenciais também ocorram durante o ano.

Essa foi a nossa conversa de hoje, esperamos que tenha lhe auxiliado e dado insights para melhorar a sua gestão. Compartilhe esse conteúdo com a sua equipe, com amigos gestores ou com quem gostaria de ler o conteúdo. Estamos dispostos a lhe auxiliar sempre que for preciso e crescer junto a você!

Abraço, 

Equipe Infarma.

Leia também:


Atendimento
Fale com o comercial