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Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs) e o uso de dados, quais os impactos no futuro?

Usar a tecnologia de dados e ferramentas modernas a favor do seu negócio e dos seus clientes já não é mais um diferencial, e sim o básico para conseguir acompanhar o mercado e permanecer em evidência no seu nicho. E quando o assunto são redes de farmácias e a indústria farmacêutica, um dos recursos modernos que mais se destaca são os Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs), já que, atualmente, uma parte muito relevante do setor farmacêutico está intrinsecamente ligado ao uso e coleta de dados.

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre os PBMs, conhecendo os impactos que eles podem trazer para o futuro da indústria farmacêutica.

Para começar: o que são os Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs)?

Em resumo, uma farmácia ou drogaria que estabelece parceria com um Programa de Benefícios em Medicamentos acessa os produtos fornecidos por grandes laboratórios com descontos consideráveis e, assim, consegue atender as necessidades da população e comercializar esses produtos com preços reduzidos, controlando os custos tanto para o público, quanto para empresas e seguradoras de saúde. Ou seja, os PBMs são extremamente vantajosos para quem fabrica, para os varejistas e também para o cliente.

É importante destacar ainda que os Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs) trazem melhorias não só para os clientes ou para a farmácia, mas também para hospitais, clínicas e planos de saúde, considerando que uma única drogaria pode estabelecer PBMs com muitos fabricantes, tornando as possibilidades ainda mais atrativas para todos.

Dentro do Programa, é possível negociar preços de medicamentos e gerenciar, com mais facilidade, possíveis processos de reembolso quando medicamentos são cobertos por planos de saúde, além de também oferecer serviços de orientação clínica e outros. Então, na prática, um Programa de Benefícios em Medicamentos é uma ferramenta que possibilita a oferta de produtos com preços mais acessíveis aos clientes, além de contribuir para que o fluxo na cadeia dos serviços voltados à saúde aconteçam com mais eficácia.

Para fazer um bom uso dos PBMs, no entanto, é preciso saber conciliar os programas e entender a necessidade do seu negócio e consumidores. Buscar os serviços de grupos como a Infarma, que possuem como um dos principais diferenciais a gerência e conciliação de PBMs, podem contribuir positivamente na otimização da sua gestão.

Os Programas de Benefícios em Medicamentos (PBMs) x uso de dados

O uso de dados é um dos principais pontos que precisam ser discutidos quando o assunto são os Programas de Benefícios em Medicamentos. Informações de clientes e empresas são preciosas para influenciar em decisões relacionadas aos medicamentos e serviços oferecidos aos clientes e valores pagos por tal produto ou acolhimento. Regulamentos e contratos claros são cruciais para um bom uso desses dados, de forma benéfica para todos os envolvidos e, claro, com ética.

Você, responsável por uma drogaria e/ou distribuidora, precisa ter em mente que em poucos anos o uso de dados será um dos principais mecanismos para melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois a partir dessas informações é possível tornar os preços mais acessíveis, otimizar o uso de medicamentos entre os clientes, além de criar planos singulares e tornar a performance de compra e venda mais desenvolvido e menos burocrático, considerando que certos PBMs trabalham ainda com gestão de formulários de medicamentos e programas de gerenciamento a partir da coleta e da análise dos dados dos pacientes.

Os Programas de Benefícios em Medicamentos e o bem-estar do cliente

Outro ponto a se pensar é que os Programas de Benefícios em Medicamentos podem contribuir para que você e a sua equipe possam pensar e desenvolver ações direcionadas e efetivas, a fim de alcançar novos públicos e fidelizar aqueles que já frequentam o seu estabelecimento. Esse aspecto não é só sobre o crescimento do seu negócio ou sobre a demanda e comportamento dos seus clientes, mas também sobre a capacidade e potencial que a sua empresa tem de auxiliar o seu paciente a aderir tratamentos médicos e, assim, melhorar a qualidade e a expectativa de vida dessas pessoas.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2018 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, 26,6% da população brasileira faz uso de remédios contínuos ou periódicos. A maior parte desses pacientes pagava pelos remédios de forma integral, sem assistência do Sistema Único de Saúde. A partir desses dados, aponta-se que em média metade destes pacientes acabam abandonando ou negligenciando o tratamento médico por não possuírem condições de prosseguir tratando.

Então, já deu para perceber que as vantagens de conhecer e aderir aos PBMs são muitas. entre elas:

  • Faturamento

Raramente um cliente utiliza apenas um remédio ou vai à farmácia comprar apenas um produto. Logo, os PMBs contribuem com o aumento de rendimentos e faturamento do seu negócio e, consequentemente, na expansão dele.

  • Fidelização, satisfação e bem-estar do seu cliente

Essas três palavras precisam andar juntas e os PMBs dão uma mãozinha nisso. Oferecendo bons descontos e tornando os valores de medicamentos mais acessíveis, principalmente aqueles que são comparados continuamente, o consumidor tende a retornar à sua drogaria, além de se sentir acolhido e cuidado no espaço, tendo resultados mais eficazes no tratamento.

  • Competitividade positiva no nicho farmacêutico

Por ter os descontos padronizados, os PBMs oferecem os mesmo benefícios para todas as redes de farmácia, tornando o nicho mais benéfico e competitivo para todos, de igual para igual. 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os Os Programas de Benefícios em Medicamentos? Estar por dentro das novidades deve ser uma das suas principais missões para seguir melhorando e crescendo. Na Infarma você encontra serviços de gestão e Softwares com tecnologia avançada que vão te ajudar a otimizar a gestão do seu negócio.

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