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5 dicas para melhorar a experiência do cliente na sua farmácia

O que o seu cliente faz quando entra na sua farmácia? A resposta pode parecer óbvia se estivéssemos perguntando 10 anos atrás. Até recentemente, comprar medicamentos era a única razão para se ir a uma farmácia, mas hoje, o cenário mudou.

Ao visitar este estabelecimento, é possível perceber que podemos fazer muito mais do que comprar remédios para dor de cabeça. Ir à farmácia se tornou uma verdadeira experiência de consumo.

Entenda o porquê neste artigo.

1 – Não é só remédio

Levar a receita e comprar medicamentos é a prioridade, mas deixou de ser a única atividade a se fazer numa farmácia. Hoje, é possível encontrar muito mais do que apenas remédios. 

O mix de produtos é uma das principais características e que devem ser pensadas para encantar o cliente na hora de abrir uma farmácia.

Entre as prateleiras, já podemos encontrar fraldas, chupetas e leites especiais para o bebê, escova e pasta de dentes, tinta para cabelo, protetor solar, desodorante, produtos de higiene, chocolates, lanches fit para quem está de dieta, e muito mais.

O motivo para tantos produtos diferentes ocorreu devido ao novo perfil do cliente, muito mais exigente e a procura de preços acessíveis. Portanto, é fundamental identificar seu público e adotar estratégias que aumentem a circulação de clientes na loja. 

Investir em produtos variados é uma boa opção para o empreendedor farmacêutico. Isso pode potencializar as vendas e aumentar a qualidade do relacionamento com o cliente.

2 – Excelência no atendimento

Nenhum cliente quer entrar numa farmácia e ser mal atendido ou sair frustrado. Imagine se isso acontecesse na sua farmácia!? É importante que os funcionários sejam capacitados para oferecer aos clientes o melhor atendimento possível. 

E ser atencioso com os problemas e dúvidas do cliente, já é o primeiro passo dado para um atendimento impecável.  

É na hora de abordar e tratar o cliente que se cria a primeira impressão, e é sempre desejável que ela seja a melhor possível. Criar boas lembranças para o consumidor é importante para fazê-lo voltar a sua farmácia.

3 – Seja ágil e prático

Produto identificado, é hora da compra, portanto, seja prático. Ofereça formas simples e rápidas de pagamento. Nada de fazer com que o cliente fique horas na fila ou preenchendo imensos formulários. A agilidade no serviço faz toda a diferença e o cliente sempre quer se sentir  bem tratado. Atenção às dicas:

  • Seja prático e eficaz mas sem perder a sensibilidade
  • Mostre que se importa com o cliente e não em aumentar as vendas

4 – Pós-compra

Atendimento feito, produto comprado e embalado, cliente satisfeito = atendimento impecável! Mas acaba por aí? Não! Sempre que possível, ligue para o cliente e pergunte o que ele achou do produto. Fazer pesquisas de satisfação são importantes e valorizam a opinião do cliente, e cliente satisfeito é sinônimo de fidelização.

5 – Mídia Indoor

Para melhorar a experiência do cliente e potencializar as vendas, que tal investir em mídia indoor? Folders, encartes, faixas, banners, outdoors, entre outras peças de comunicação, servem como ferramentas para divulgar a marca e as promoções da loja e são bastante efetivas dentro de uma farmácia.

Assim, além dele sair levando o que veio comprar, ele tem altas possibilidades de sair levando outro produto.

Outro ponto a se chamar atenção é aproveitar os períodos sazonais. Decore sua loja com o tema de campanhas e datas específicas que casam com o seu negócio. Por isso, lembre de dar uma conferida no calendário e se programe para datas especiais.

Uma dica é montar uma exposição com produtos em promoção em formato de pirâmide. Isso vai atrair a atenção do cliente e convidá-lo a entrar na sua loja.

6 – Busque sempre superar as expectativas

Procure sempre inovar e estar atualizado com o mercado farmacêutico. Sempre esteja em contato com o que há de mais moderno, oferecendo ao cliente diferenciais importantes e que só na sua farmácia, é que ele pode encontrar. 

Afinal, o sonho de todo gestor, é dar ao seu cliente a melhor experiência dentro da sua loja, e vê-lo saindo feliz e satisfeito, não é?

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