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6 dicas para tornar a sua farmácia uma referência em saúde

O mercado farmacêutico é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. De acordo com uma pesquisa apresentada no Fórum de Expectativas 2023, realizada pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (SindusFarma), as projeções de desempenho para a área farmacêutica neste ano são muito positivas.

Isto se dá por diversos fatores, entre eles a maior preocupação com qualidade de vida e cuidados com a saúde. Frente a este dado, pensar em como se tornar uma referência em saúde dentro do campo farmacêutico é imprescindível para que a sua empresa siga crescendo e acompanhe as expectativas do mercado.

Neste artigo, nós da Infarma, vamos apresentar algumas estratégias para tornar a sua farmácia uma referência quando o assunto é saúde.

01. Foco na atenção e assistência farmacêutica

A atenção farmacêutica é uma prática que busca alcançar resultados que melhorem a qualidade de vida dos pacientes de forma concreta, visível e efetiva. Ela abraça inúmeras ações que apontam para a proteção, promoção e a recuperação da saúde.

Assim, oferecer um serviço ético e atencioso, que garanta a satisfação e saúde do seu cliente deve ser o ponto de partida para o funcionamento da sua empresa. Alguns diferenciais que podem contribuir com a prática da atenção farmacêutica, são elas:

Acolhimento e oferta de serviços adicionais, como consultas farmacêuticas, aferição de pressão, orientação nutricional, testes rápidos, gerenciamento de medicamentos crônicos, vacinação e teste glicêmico. Essa opção é ótima pois o cliente passa a enxergar a sua farmácia como um local de acolhimento e cuidado com a saúde de forma rápida e prática e não só como um ambiente para comprar remédios.

Pensando neste aspecto, ainda, ter parceria com profissionais do campo da saúde, como enfermeiros e médicos, também é uma estratégia interessante, pois entrega aos clientes uma abordagem integrada à saúde.

02. Estoque que atenda as expectativas do comprador

Há poucas coisas tão frustrantes quanto precisar de algo e não conseguir acessá-lo, não é mesmo?! Imagine que seu cliente chega à farmácia e não encontra o medicamento ou produto que desejava, além da chateação e desapontamento, a alternativa mais simples é ir ao concorrente que oferece o produto em questão.

Assim, manter um estoque atualizado de medicamentos, inclusive com opções genéricas,  com produtos naturais, suplementos e novidades do mercado vai despertar no seu cliente o sentimento de que naquele lugar as necessidades dele sempre são atendidas, afinal, essa será a realidade.

03. Uma boa equipe é sinônimo de crescimento e referencial em conjunto

Invista em treinamentos para a sua equipe, pois este passo garante o bom atendimento e satisfação dos que visitam o seu negócio. Além disso, uma equipe treinada, capacitada e disponível para atender as necessidades dos clientes é também um conjunto de pessoas que trabalha com mais qualidade e satisfação e isso, sem dúvidas, reflete na imagem da sua empresa. Lembre-se sempre: a equipe pode e deve transmitir confiança ao cliente.

04. Use a tecnologia a seu favor

Utilize Softwares, aplicativos e plataformas capazes de facilitar e organizar o fluxo da sua empresa. Manter as informações dos seus clientes atualizadas e concentradas em um só lugar, por exemplo, pode gerar um atendimento mais rápido, eficaz e personalizado. 

Uma dica para isso é buscar empresas capacitadas em automatizar os processos de atualização de dados, backup de informações importantes, manutenção de estoque sempre  atualizado para controlar, de forma simples, as mercadorias da sua empresa.

Pode acreditar, a otimização, organização e uma boa administração no fluxo de informações da sua farmácia são pontos basilares para que ela cresça e se torne referência.

A Infarma trabalha com um sistema integrado de gestão voltado a farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares. Nossa empresa oferece as soluções de Softwares para desenvolver e contribuir com crescimento do seu negócio.

05. Fidelização do cliente

Pode parecer óbvio, mas é sempre importante reforçar que para que o seu negócio se torne referência em algo, é muito essencial que haja a fidelidade do cliente, afinal de contas ele é um dos responsáveis pelo seu crescimento. 

Trate seus clientes como únicos, pois é isso que eles são para você. Um atendimento personalizado, com promoções e programas de fidelidade e descontos direcionados pode ser um passo importante para manter bons clientes e atrair novos compradores. 

Para isso, você deve alimentar um banco de dados que vai computar o que geralmente esse cliente busca, a frequência com que ele visita a farmácia, quanto geralmente ele investe e quais são as principais demandas e necessidades dele.

06. Esteja virtualmente próximo ao seu cliente

Hoje em dia quase tudo pode ser resolvido com alguns cliques, logo, ter um site ou utilizar aplicativos completos e simples são algumas das formas eficazes de atrair clientes e de se tornar referência no campo. Crie um site atualizado, completo e profissional que transmita confiança e comodidade a quem o visita. Neste site, coloque também informações básicas como o endereço da sua farmácia, serviços oferecidos e telefones para contato.

Ah, neste site você pode ter ainda uma aba de artigos, como em blog. Nele podem ser dadas dicas de saúde, bem-estar, autoestima e uma variedade de temas relacionados à saúde.

Além disso, você pode ter o seu próprio aplicativo ou ainda utilizar os aplicativos de entrega já disponíveis no mercado, Isso pode contribuir positivamente e desburocratizar os processos com a sua farmácia, além de facilitar a vida do cliente.

Então, em resumo, para tornar-se referência em saúde a sua farmácia precisa, antes de qualquer coisa, se preocupar com o bem-estar do seu cliente. Tenha os dados deles atualizados, arquivados em nuvem e sempre disponíveis, ofereça um bom atendimento, se aproprie das tecnologias e não tenha medo de expandir e explorar os potenciais da sua empresa e da sua equipe.

Esperamos que tenha gostado da leitura deste artigo, para mais conteúdos que vão contribuir com o crescimento da sua farmácia, indicamos que visite o  blog Infarma

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