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Atendimento em farmácias: Como torná-lo fantástico através dos ensinamentos da Disney.

Atendimento em farmácias: Como torná-lo fantástico!

O atendimento pode garantir o sucesso da sua farmácia ou pode ser o grande vilão do fracasso dela. Pensando nisso, a equipe Infarma separou 5 lições aplicadas pela Disney (sim, isso mesmo que você leu), para tornar o atendimento na sua farmácia simplesmente fantástico.

atendimento disney em farmácias

Aprendendo com quem sabe.

A empresa que mais inspira o bom atendimento do mundo certamente é a Disney. Além do encantamento atrelado a sua marca, ela se tornou referência quando o assunto é atendimento humanizado e em estratégias de fidelização de clientes. Não é atoa que é uma das marcas mais lembradas e admiradas.

Grandiosa e mundialmente conhecida, a Disney possui ramificações em diversas áreas, mas não é muito diferente de uma farmácia. Ambas lidam com clientes, fornecedores, precisam se diferenciar e fidelizar clientes.

Através dos ensinamentos da Disney é possível tornar sua farmácia tão encantadora quanto os parques e personagens da marca.

Confira a seguir 5 lições da Disney e como aplicá-las na sua farmácia.

O LOCAL: onde a magia acontece

Sua farmácia deve chamar atenção dos clientes. Uma boa fachada, vitrine, iluminação, organização e mix de produtos devem fazer parte da magia.

  • FACHADA: Deve ter uma fácil leitura, está sempre limpa e fácil de avistar de dia e também no período noturno.
  • VITRINE: Limpa, com produtos em promoção, de uso comum e com relação ao período atual.
  • ILUMINAÇÃO: Tanto interno como externamente a iluminação da sua loja deve ser excepcional. Preocupe-se com cada estação dentro da loja, não só para destacar produtos, mas também para trazer conforto a quem visita sua loja.
  • ORGANIZAÇÃO: Capriche na organização das gôndolas, área interna e externa na loja.
  • MIX DE PRODUTOS: Tenha variedades de produtos relacionados ao perfil do seu consumidor. Busque conhecer o público da sua farmácia para priorizar os produtos que atendem suas necessidades, além de ficar de olho nas tendências no mercado.

FUNCIONÁRIOS: a arte de encantar

Os funcionários da Disney são a representação da marca. Sempre alegres, com sorriso no rosto, simpáticos e acessíveis, como devem ser os funcionários da sua farmácia. Mas como tornar um atendimento encantador?

atendimento disney em farmácias

Aqui na Infarma criamos o que chamamos de 5S do atendimento:

  1. Sorrir
  2. Ser simpático
  3. Ser atento aos detalhes
  4. Saber ouvir
  5. Solucionar

Cinco práticas simples que podem ser incorporadas no treinamento da sua equipe e que podem revolucionar o atendimento na sua farmácia.

Para saber mais sobre o tema e como aplicar no dia a dia do seu negócio,  leia o artigo: “Concorrência no setor farmacêutico: como se destacar através do atendimento”, disponível em nosso blog de forma gratuita.

OUVIR: Ouvir para aprender e evoluir

Saber ouvir faz parte dos 5S que falamos logo acima, ele é de extrema importância para qualquer profissional que trabalha com atendimento ao cliente.

Ao se colocar à disposição para ouvir, você saberá qual a real necessidade do cliente, facilitando assim o atendimento e solucionando a demanda.

É importante também saber que “OUVIR” não está só relacionado aos clientes, mas também aos seus colaboradores e a rede de fornecedores que fazem parte do seu negócio. Procure torná-lo um hábito e mantenha sempre o canal de comunicação aberto. 

ATENÇÃO AOS DETALHES: Tudo e todos importam

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A Disney é excepcional nos detalhes. Sejam com as lixeiras nos parques, o sabão com formato das orelhas do Mickey, sorvetes e souvenirs que representam a magia de estar naquele lugar, nenhum aspecto passa despercebido, tudo e todos importam!

Assim também deve ser na sua farmácia. Tenha atenção aos detalhes, desde o tapete de entrada da loja, nível do ar-condicionado, iluminação, disposição dos produtos, fardamento dos funcionários, higienização do local, qualidade dos produtos, agilidade do caixa e limpeza das áreas comuns.

Cada detalhe é importante e seus clientes estarão atentos a eles.

FELICIDADE: Entusiasmo em tudo o que faz

Lembra dos primeiros S’s da nossa lista de práticas para um bom atendimento? São elas: sorrir e ser simpático. Ações que expressam a felicidade, entusiasmo em fazer o que faz, algo necessário na construção de um atendimento fantástico, como o da Disney.

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Os funcionários da Disney são felizes e estão sempre preparados para ajudar no que for preciso. Os funcionários da sua farmácia também devem estar preparados para atender bem aos clientes, sabendo informar sobre os produtos, auxiliando na escolha de medicamentos solicitados pelo médico e em tudo o que for surgindo, sem pressionar o cliente a comprar na loja, mas sim, prestando um serviço de qualidade o que contribui para a fidelização e uma boa relação entre fornecedor e cliente.

Ajuda no primeiro passo

Podemos te ajudar no primeiro passo para construção de um atendimento fantástico na sua farmácia.

Nosso sistema Infarma Varejo foi desenvolvido para promover uma gestão simplificada, desde a compra, estoque e vendas dos produtos. Para conhecer mais sobre a solução, te convidamos a conhecer o sistema com melhor custo benefício do mercado e presente em mais de 2000 mil farmácias e drogarias em todo o Brasil: sistema Infarma Varejo.

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