Atendimento

Como melhorar o visual do seu ponto de venda com 6 dicas simples

O mercado mudou, essa é uma realidade que não podemos negar. A chegada da pandemia afetou diversos negócios e em diferentes escalas, e não foi diferente com o setor farmacêutico. Para farmácias locais, alto impacto na falta de demanda e para os já consolidados com franquias em todo país, a dificuldade  de se destacar no meio de tanta concorrência e diferentes meios de ofertas.

Apesar de tantas dificuldades, a pandemia da COVID-19, fez com que nosso mercado despertasse para novas formas de vender e continuar faturando, mesmo com limitações. Hoje nós da Infarma, trouxemos para você que possui uma farmácia com vendas em varejo, 6 formas de melhorar o visual do seu ponto de venda.

 

  • Que haja luz!

 

Dizem por aí que primeiro você compra com os olhos, essa é metáfora que deve ser levada em conta quando se fala no ponto de venda. Uma boa iluminação é capaz de trazer clientes para dentro da loja, pois facilita na visualização dos produtos e a clara higienização do PDV, ponto de venda. Luzes led em tonalidade branca são bastante utilizadas pelo setor, busque formas de usar outras tonalidades para destacar uma gôndola de novidades e/ou oferta.

Um detalhe muito importante e que deve ser levado em conta é que a iluminação deve está presente em toda a loja, desde a fachada como na área de produtos, atendimento e caixa.

 

  • Organização e atenção aos detalhes

 

Nada pior para um cliente não achar algo que ele procura dentro de uma farmácia. Muitas vezes o mix de produtos presente em um só lugar dificulta a busca do cliente pelo o produto desejado. Então seja organizado e procure organizar as gôndolas de produtos de acordo com perfil do seu público, sempre priorizando os produtos de maior valor na parte superior, bem na linha dos olhos, e os de baixo valor na área inferior das gôndolas.

 

  • Dê destaque ao que interessa

 

Entendemos que o mix de produtos dentro de uma farmácia é alto, mas é importante saber destacar o que interessa para você como dono de um negócio e para seu cliente. Dentro do seu ponto de venda, escolha um local com iluminação boa e um bom espaço para o cliente parar e olhar os produtos em oferta. Busque utilizar placas com valores chamativos e destaque as palavras chaves como: oferta, condições imperdíveis, leve 3 pague 2 etc.

As épocas festivas como black friday, carnaval, dias das mães e outras datas são uma excelente oportunidade para usar uma mesa para destacar produtos específicos da época. Se você quiser saber mais sobre ações para farmácias, baixe de  gratuitamente o nosso calendário de ações, com mais de 50 tipos de ações para usar o ano inteiro.

 

  • Invista em material promocional

 

Seu ponto de venda pode ser uma excelente fonte  para fazer parcerias com seus fornecedores, com o uso de materiais promocionais. Mas como assim?
Existem várias formas de se trabalhar com material promocional dentro de uma farmácia, entre elas:

Faixas de gôndola
Impressão em papel com destaque a um produto ou uma oferta. O ideal é que seja colocada em um corredor mais longo e na altura dos olhos do cliente.

Mobile
Frequentemente impressões em formato redondo e fixado no teto do ponto de venda com o auxílio de uma linha de nylon. Você pode usá-lo em uma época específica para promover uma ação de um parceiro, oferta ou de forma institucional. O que manda aqui é a criatividade!

Adesivos de Chão
Outra forma, e também uma das mais econômicas, são os adesivos no chão, destacando uma novidade, produto em oferta ou de forma funcional como no caso de delimitar o distanciamento na fila com a divulgação de algum produto.

Essas são algumas ideias, mas com uma pesquisa rápida ou tendo a ajudinha extra do nosso calendário de ações, você terá várias outras ideias para refletir e colocá-las em prática na sua farmácia.

 

  • Sua farmácia precisa seguir o ritmo do cliente

 

O cliente não espera mais! Por isso, garantir um serviço rápido pode fazer com que seu estabelecimento se destaque entre os demais. É comum ter várias farmácias uma pertinho da outra, mas alguns elementos são levados em conta pelo cliente na hora de consumir e uma delas é a rapidez. Não só referente a facilidade de encontrar um produto, mas na hora de finalizar a compra com um sistema rápido e eficaz. Nada pior do que ficar por muito tempo em filas quando se tem pressa, por isso, investir em um sistema que atenda as necessidades da sua farmácia e também dos seus clientes, deve ser pensado como um ponto chave na busca por melhorias no seu PDV, ponto de venda.

Nós da Infarma, somos especialistas em sistemas de gestão. Te convidamos a clicar aqui e conhecer um pouco mais nossa solução para sistema de varejo. Você não vai se arrepender.

 

 

  • Alegria em atender e servir

 

Não adianta ter uma loja linda, iluminada, com as melhores ofertas e condições se o atendimento não é bom. Cada vez mais se fala sobre a excelência em atendimento e a fidelização de clientes e só quem é capaz de fazer isso são pessoas, não máquinas. Por isso, um atendimento humanizado  com base na atenção, disposição e com um sorriso ganham os clientes, os tornando-os assíduos na sua loja e muitas vezes, comprando produtos que nem precisavam, só por conta do bom atendimento e a relação criada com a sua equipe.. 

Por isso, valorizar e capacitar sua equipe sempre deve fazer parte da sua prioridade como dono e/ou gestor da loja.

Essas foram as 6 dicas que achamos importante compartilhar com você para que seu ponto de venda se destaque e lhe traga melhores resultados. Esperamos que tenha gostado da leitura, para mais conteúdos como esse e também sobre outros temas, visite nosso blog. Até a próxima!

Leia também:


Consulte seu protocolo aqui
Fale com o comercial