O que é preciso para gerenciar uma distribuidora farmacêutica?
Existem três pontos em comum na gestão de negócios: organização, conhecimento sobre o produto/negócio e pensamento inovador. Com esses três pilares, você gestor, estará preparado para qualquer situação, mas também existem três outros pontos quando se fala em gestão de distribuidora farmacêutica (farmo-hospitalar).
Quer saber quais são? Continue a leitura.
3 pontos fundamentais para gerenciar uma distribuidora
01. Conheça o seu depósito
O coração de uma distribuidora é o depósito, afinal, ser uma distribuidora significa ter estoque de produtos pertinentes às necessidades do seu público consumidor, nesse caso as farmácias, drogarias e lojas de vendas de equipamentos hospitalares.
A gestão do estoque pode ser feita com suporte de um sistema integrado que forneça informações sobre o recebimento de mercadorias, separação dos volumes e, por último, mas não menos importante, o inventário, a melhor forma para reduzir a margem de erro e garantir velocidade no processo e tomada de decisão.
02. Saiba o que compra e o que vende
Conhecer os produtos que mais vendem é o reflexo de conhecer bem o seu público. Na gestão de uma distribuidora farmo-hospitalar, fazer compra de produtos, renovar o estoque, atualizar preços e/ou trazer novidades são atividades comuns no dia a dia, mas sua gestão pode ser simplificada através de um bom sistema de gestão.
No momento de escolher um sistema para distribuidora, não deixe de buscar um que te entregue o mínimo para uma gestão simplificada, listamos alguns exemplos para você:
- Área de análise de compras com parâmetros internos e externos;
- Gerenciamento de divergências entre pedido x nota fiscal;
- Atualização eletrônica de preços pela ABCFarma;
- Atualização automatizada de preços;
- Automatização da entrada de notas fiscais.
03 . Tenha controle do seu financeiro
Um negócio sem controle financeiro não é um negócio. Em distribuidoras farmacêuticas e de equipamentos hospitalares, não é diferente, na verdade é um dos pontos mais importantes na gestão desse tipo de negócio.
Veja o que você sempre deve se manter atento:
- Contas a pagar: Controle de pagamentos, tipos de baixas…
- Contas a receber: Controle dos recebimentos, baixas, integração com os bancos, emissão de boletos, gerência de descontos concedidos indevidamente, gerência de juros calculados e não pagos…
- Tesouraria: Gestão dos cheques para pagamentos, caixas e bancos, demonstrativos das contas correntes, plano de contas gerencial, dados de débito/crédito, classificação de despesas e receitas, fluxo de caixa…
E, claro, painel de relatórios, através dele você saberá quais decisões tomar e como gerenciar melhor sua distribuidora. Na escolha do sistema, veja se ele te fornece dados do DRE, balanço patrimonial, extrato de contas gerencial e financeira, cobrança por vendedor, inadimplência de clientes e o fluxo de caixa.
Tendo conhecimento e domínio sobre esses os pontos citados neste artigo, seu negócio e seu futuro profissional estarão caminhando para o sucesso.
Fazendo escolhas certas
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