Gestão

Distribuidora farmacêutica: o que é preciso para gerenciar uma?

O que é preciso para gerenciar uma distribuidora farmacêutica?

Existem três pontos em comum na gestão de negócios: organização, conhecimento sobre o produto/negócio e pensamento inovador. Com esses três pilares, você gestor, estará preparado para qualquer situação, mas também existem três outros pontos quando se fala em gestão de distribuidora farmacêutica (farmo-hospitalar).

Quer saber quais são? Continue a leitura.

3 pontos fundamentais para gerenciar uma distribuidora

01. Conheça o seu depósito

O coração de uma distribuidora é o depósito, afinal, ser uma distribuidora significa ter estoque de produtos pertinentes às necessidades do seu público consumidor, nesse caso as farmácias, drogarias e lojas de vendas de equipamentos hospitalares.

Sistemas de gestão para distribuidoras

A gestão do estoque pode ser feita com suporte de um sistema integrado que forneça informações sobre o recebimento de mercadorias, separação dos volumes e, por último, mas não menos importante, o inventário, a melhor forma para reduzir a margem de erro e garantir velocidade no processo e tomada de decisão.

02. Saiba o que compra e o que vende

Conhecer os produtos que mais vendem é o reflexo de conhecer bem o seu público. Na gestão de uma distribuidora farmo-hospitalar, fazer compra de produtos, renovar o estoque, atualizar preços e/ou trazer novidades são atividades comuns no dia a dia, mas sua gestão pode ser simplificada através de um bom sistema de gestão.

No momento de escolher um sistema para distribuidora, não deixe de buscar um que te entregue o mínimo para uma gestão simplificada, listamos alguns exemplos para você:

  • Área de análise de compras com parâmetros internos e externos;
  • Gerenciamento de divergências entre pedido x nota fiscal;
  • Atualização eletrônica de preços pela ABCFarma;
  • Atualização automatizada de preços;
  • Automatização da entrada de notas fiscais.

03 . Tenha controle do seu financeiro

Um negócio sem controle financeiro não é um negócio. Em distribuidoras farmacêuticas e de equipamentos hospitalares, não é diferente, na verdade é um dos pontos mais importantes na gestão desse tipo de negócio. 

Sistemas de gestão para distribuidoras

Veja o que você sempre deve se manter atento:

  • Contas a pagar: Controle de pagamentos, tipos de baixas…
  • Contas a receber: Controle dos recebimentos, baixas, integração com os bancos, emissão de boletos, gerência de descontos concedidos indevidamente, gerência de juros calculados e não pagos…
  • Tesouraria: Gestão dos cheques para pagamentos, caixas e bancos, demonstrativos das contas correntes, plano de contas gerencial, dados de débito/crédito, classificação de despesas e receitas, fluxo de caixa…

E, claro, painel de relatórios, através dele você saberá quais decisões tomar e como gerenciar melhor sua distribuidora. Na escolha do sistema, veja se ele te fornece dados do DRE, balanço patrimonial, extrato de contas gerencial e financeira, cobrança por vendedor, inadimplência de clientes e o fluxo de caixa.

Tendo conhecimento e domínio sobre esses os pontos citados neste artigo, seu negócio e seu futuro profissional estarão caminhando para o sucesso.

Fazendo escolhas certas

Sistemas de gestão para distribuidoras

Ter um parceiro de negócio para traçar com você uma jornada de sucesso pode ser uma excelente escolha, por isso, gostaríamos de te apresentar a INFARMA SISTEMAS DE GESTÃO e nossa solução de gerenciamento inteligente de distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares, o Infarma Atacado.

Clique aqui para conhecer a solução ideal para sua distribuidora farmo-hospitalar.

Não deixe de conferir também os conteúdos do blog exclusivo Infarma e nos acompanhar no Instagram @infarmasistemas e no linkedin. Esperamos que tenha gostado da leitura e das dicas, fique à vontade para deixar aqui seu comentário e/ou sugestões.

Leia também:


Consulte seu protocolo aqui
Fale com o comercial