Vendas

Estratégias para vender na Black Friday, mesmo enfrentando uma pandemia.

Estratégias de vendas fazem parte da rotina de todos os empreendedores, e não seria diferente com o setor farmacêutico. O ano de 2020 vem se mostrando desafiador, nos forçando a pensar diferente, dentro das limitações, para continuar inovando e vendendo.

Vendas é o tema que escolhemos para falar no artigo de hoje. Afinal, uma das datas que mais ajudam no aquecimento da economia está chegando, estamos falando da Black Friday. 

Criada no Estados Unidos, e celebrada por lá logo depois do Dia de Ação de Graças, essa ação de vendas, pré época natalina, chegou para ficar e ganhou o coração (e a carteira) dos brasileiros.

No nosso artigo de hoje, vamos te ajudar a como traçar estratégias de baixo custo para vender na Black Friday, mesmo enfrentando uma pandemia. Vamos lá?!

Planeje-se e use e o que tem

O período do Black Friday é uma época marcada por promoções. Esse é o momento certo para retirar do estoque produtos que não tiveram boa saída, os que estão próximo a data de vencimento, e claro, aqueles que você consegue montar Kit`s atrativos para o público da sua farmácia. 

Reúna seu time. Faça uma avaliação do estoque e comece a planejar! Pense no momento que estamos passando com a pandemia e oferte o que interessa ao seu público nesse momento, como: vitaminas, álcool em gel, kits de higiene pessoal e outros itens.

Divulgue a ação

Os brasileiros já estão familiarizados com a época de Black Friday, mas é sempre importante deixar claro que sua loja/estabelecimento está participando da ação, então para ajudar na divulgação (e gastar pouquinho), uma dica é usar balões que representam as cores característicos da Black Friday, tais como: preto, laranja e roxo (lilás), em alguns ambientes da loja e também na fachada.

Outra opção é investir em grandes cartazes para colocar na vitrine e também na parte interna da loja. Vale levar em consideração que com a pandemia, o fluxo de pessoas ficou reduzido, então pensar em outras ações que impactem seus clientes mesmo a distância é fundamental. Se na sua região, os anúncios de rádio local funcionam bem, é uma boa estratégia para se pensar em aplicar.

Pense no seu público e anuncie produtos que eles consomem com frequência e fale das promoções. Nesse caso, falar o valor de antes e o “valor de Black Friday’ pode ser uma boa ação de marketing e venda.

Fique atento às necessidades do momento

Ainda estamos enfrentando a pandemia do COVID-19, e muitos dos nossos hábitos tiverem que passar por adaptações. Os clientes também estão passando pela mesma situação, então temos outra dica para você: fique atento às necessidades do momento.

Se seu cliente não pode ir até a sua farmácia, faça entregas, divulgue de outras formas e faça as vendas acontecerem!

Já aqueles que ainda estão indo ao seu estabelecimento, fique atento às normas de higienização e do número máximo de pessoas no espaço. Treine sua equipe para atender apenas os cliente que fazem o uso correto de máscara e deixe a disposição pela loja totens com álcool em gel 70% para a higienização correta e frequente das mãos. 

Saúde sempre vem em primeiro lugar!

Promoções de verdade

O primeiro ponto que trouxemos como dica foi o planejamento e para as ações de Black Friday, que o foco do cliente é realmente o preço baixo e promoções, um bom planejamento fará diferença nos seus resultados. 

O seu cliente frequente sabe o valor do produto que consome, então se planeje para que no período as promoções sejam de verdade, onde existem sim vantagens em comprar o determinado produto. Lembre-se que nada é pior para acabar com a credibilidade de um negócio do que propaganda enganosa. Tenha cuidado com esse ponto.

Dica extra!

Se possível, nas entregas, coloque um panfleto com as promoções da Black Friday e sempre coloque-se à disposição para entregar o produto na casa do cliente.

Não fique parado, corra atrás de novas estratégias para manter o mercado aquecido. Para te ajudar, vamos disponibilizar aqui nosso Calendário Criativo com ações específicas para farmácias, onde você terá ideias para trabalhar o ano inteiro. Aproveite, pois esse é um material 100% gratuito feito pela equipe Infarma para te ajudar a crescer e inovar sempre.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que as coloque em prática. Bom planejamento e boas vendas nessa Black Friday.

Para finalizar, temos um convite. Visite nosso site e conheça nossas soluções para o setor farmacêutico em atacado e varejo e veja como podemos agregar no seu negócio. Até a próxima!

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