Finanças

FISCO: Como eliminar a burocracia fiscal de farmácia e distribuidoras farmo-hospitalar.

Entre os principais desafios de gerenciar um negócio, estão o relacionamento com o cliente, a capacitação da equipe e as atividades burocráticas do dia a dia, entre elas, as com o FISCO.

Nas farmácias e distribuidoras farmo-hospitalar não é diferente, mas existe uma forma possível de eliminar a burocracia fiscal da rotina e vamos te mostrar como neste artigo.

O que é o fisco e como ele impacta no negócio?

No Brasil, todas as empresas precisam pagar impostos de acordo com a categoria em que seu negócio se enquadra, e o FISCO é o termo que se dá aos órgãos responsáveis por fiscalizar, atuar e recolher os impostos. Essas cobranças tributárias podem ser divididos em 3 níveis:

FISCO FEDERAL — representa os órgãos máximos de fiscalização e controle de impostos à nível nacional.

  • IR – Imposto de Renda
  • COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
  • INSS – Instituto Nacional de Seguro Social

FISCO ESTADUAL — são as obrigações do governo de cada estado, que cobram impostos com uma alíquota própria. 

  • IPVA – Propriedade de Veículos Automotores
  • ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias

FISCO MUNICIPAL — gere e fica responsável pela cobrança de impostos municipais.

  • IPTU – Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana
  • ITBI – Imposto Sobre Transmissão de Bens Inter Vivos
  • ISS – Imposto Sobre Serviços. 

Empresas que fazem o manuseio de medicamentos, como as farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos e equipamentos hospitalares, necessitam seguir diversas normas, por isso, a organização e controle das burocracias fiscais é uma tarefa que sempre deve estar em dia para o bom funcionamento do negócio e para uma possível fiscalização por parte dos agentes da Receita Federal, servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), fiscais da Vigilância Sanitária e também por auditores fiscais da Receita Estadual, que se tornam mais comuns para esses tipos de negócio.

Como automatizar e solucionar as burocracias fiscais?

Para que tudo funcione da melhor forma possível, investir em uma boa gestão é fundamental para ter dados da sua empresa, o software Infarma e o módulo armazenador, podem te fornecer tudo isso e muito mais através de um sistema integrado a diferentes setores da sua empresa.

Veja a seguir, como podemos facilitar a burocracia fiscal do seu negócio:

  • Praticidade: Acesso rápido a todas as notas emitidas e recebidas, permitindo o gerenciamento, a consulta, a baixa, o armazenamento e a distribuição destes documentos fiscais eletrônicos.
  • Integração: Seu contador terá acesso aos arquivos de SPED (EFD ICMS-IPI) na nuvem, facilitando a escrituração fiscal.
  • Segurança: Todas as notas emitidas e recebidas ficam armazenadas em servidores seguros na nuvem pelo prazo exigido pelo fisco, e podem ser consultadas e baixadas a qualquer momento, de forma rápida e simples.
  • Automatização: Sempre que você for o destinatário de um documento fiscal, buscamos essa nota nos servidores oficiais citados no manual do contribuinte e você poderá realizar a manifestação e a importação dessa nota de forma automática no seu sistema Infarma varejo e/ou atacado.

Para conhecer melhor sobre a solução complementar ARMAZENADOR, clique aqui.

Melhore a qualidade da gestão do seu negócio

Tenha tudo em um só lugar de forma fácil, simples e completa! Esse é o lema dos sistemas desenvolvidos pela INFARMA e é por esse motivo que estamos presentes em mais de 2500 empresas de todo o Brasil no ramo de farmácia, drogarias e distribuidoras de medicamentos e equipamentos médicos hospitalares.

Conheça melhor nossas soluções e como podemos contribuir para uma gestão sem burocracias no seu dia a dia. Aproveite também para visitar nosso blog e conhecer outros artigos.

Leia também:


Consulte seu protocolo aqui
Fale com o comercial