Vendas

Marketing Digital para farmácias e distribuidoras? Será que funciona?

Quem não aparece, não é visto! Esse é o “lema” que toda empresa deve levar consigo. Para colocá-lo em prática, contar com o Marketing Digital é uma excelente opção para criar vínculo com seus clientes e também começar a construção da presença digital do seu negócio, mas será que o marketing digital funciona para farmácias, drogarias, distribuidoras de medicamentos e também para produtos hospitalares?

Para responder o questionamento, nossa equipe preparou um artigo completo com várias dicas de como começar e manter o marketing digital do seu negócio ativo.

A área farmacêutica enfrenta há anos os desafios de lidar com a concorrência e  por um espaço neste mercado acirrado. Diante disso, outras formas de se aproximar com o público foram criadas e/ou melhoradas, dentre elas o marketing digital farmacêutico. Então vamos lá para as dicas:

COMECE COM O BÁSICO
Estude o seu público-alvo e veja em qual rede social eles são mais assíduos. Faça uma conta, preencha todas as informações necessárias e comece a divulgar. Compartilhe a novidade com os colaboradores, depois convide amigos e clientes próximos e fomente a rede de relacionamento do perfil.

PLANEJE-SE E APROVEITE AS OPORTUNIDADES
Busque fazer um planejamento mensal de ações para não perder nenhuma data importante. Ponha as informações no papel e coloque-as em prática, indicamos ter sempre em mente o que fará na semana e de acordo com os dados e percepções, fazer as alterações necessárias no planejamento mensal já realizado.

O ideal é alinhar a estratégia do meio digital também com a loja física, assim sua comunicação será consistente.

ENTENDA O SEU NEGÓCIO
Investir em conteúdos que ajudem e eduquem a sua audiência é uma boa opção para começar. Além de conteúdos sobre saúde, trazer alertas sobre doenças e cuidados, divulgar promoções e apresentar a equipe interna, são boas práticas de publicação nas redes sociais.

FOMENTE A VENDA
Use as redes sociais para propagar ações específicas, promoções e ofertas especiais. Utilize uma comunicação clara e objetiva pensando no seu público e como ele receberá aquela comunicação.

Alertamos para o cuidado no exagero. Tornar o seu perfil em um panfleto de promoções e valores pode não ser a melhor estratégia.

AMPLIE SEUS CANAIS
Quando falamos de marketing digital logo pensamos nas redes sociais mais famosas, como o Facebook e Instagram, mas existem outras formas de estar presente nos meios digitais, veja abaixo e aproveite os insights:

  • WHATSAPP
    O uso do aplicativo de mensagem pode ser uma boa escolha para interagir com o público e facilitar o contato com seu negócio. No caso de farmácias e drogarias, pode ser um canal para alinhar o delivery, por exemplo. Mas também pode ser uma forma de divulgar produtos e serviços em oferta, com o uso do catálogo do próprio WhatsApp. Lembrando que a opção de catálogo e outros itens de organização e profissionalização só é válida para conta comercial (WhatsApp Business).

 

  • SITE
    Ter um site proporcionará sua empresa ser achada na web de forma fácil, além de dar uma cara profissional para seu negócio, mas não basta só ter um site, é preciso mantê-lo atualizado, criar conteúdos para sua audiência e investir em ações para trazer tráfego pago e orgânico para ele.

 

 

  • APLICATIVO
    Aplicativos podem trazer praticidade e personalidade no contato do cliente com sua empresa. Dependendo do aplicativo, ele permitirá a visualização dos produtos e serviços, como também, a venda e agendamento de serviços.

Para farmácias de varejo, temos uma parceria com o aplicativo SUA SAÚDE onde o serviço é gratuito para clientes Infarma Varejo. Clique aqui para conhecer mais sobre essa parceria.

Então, com as dicas trazidas por nossa equipe, agora você avalia como uma boa ideia investir em marketing digital?

O mercado e o público pedem novidades a todo momento e é preciso estar por dentro das tendências para se manter atualizado. Para te ajudar a fixar os insights, criamos um pequeno checklist que pode ser aplicado para farmácias e distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares. 

FARMÁCIAS

✔️ Perfil no Instagram
✔️ Site Institucional
✔️ Ações no WhatsApp Business
✔️ Aplicativo SUA SAÚDE

DISTRIBUIDORAS DE MEDICAMENTOS E PRODUTOS HOSPITALARES

✔️ Perfil no Instagram
✔️ Perfil no Linkedin
✔️ Site Institucional
✔️ Ações no Telegram
✔️ Investimento no Google

Esperamos que você tenha gostado do artigo e que coloque em prática as sugestões acima. Caso ainda não conheça as soluções da Infarma Sistema de Gestão, te convidamos a visitar o nosso site e também o blog com conteúdos selecionados e exclusivos para a área e profissionais farmacêuticos.

Leia também:


Consulte seu protocolo aqui
Fale com o comercial