Atendimento

Qual o papel do farmacêutico em momentos de crise como a do Coronavírus?

Mais do que desvendar o que está escrito em receitas, os profissionais farmacêuticos são instrumentos de ampliação da saúde, ajudando a comunidade na prevenção e manutenção de uma vida mais saudável. Na Pandemia da COVID-19, homens e mulheres estão na linha de frente, prestando um papel fundamental no combate do vírus e de suporte a comunidade, e é sobre o papel deles que iremos falar neste artigo.

Para ter uma farmácia em funcionamento, não basta apenas ter o valor de investimento e força de vontade, é preciso contar com no mínimo um profissional farmacêutico para compor sua equipe. Esses profissionais são formados em farmácia e possuem o conhecimento necessário para informar e atender seus clientes da maneira correta e recomendada pelos órgãos de saúde. 

No início da pandemia no Brasil, no início de março e até os dias atuais, onde ainda não há uma vacina para a cura da COVID-19, estes e outros profissionais arriscam diariamente suas vidas para oferecer à sociedade o suporte que é preciso, mas não é somente este o papel do farmacêutico, em uma crise como a Pandemia da COVID-19 as atividades e importância deles se expandem.

>>> Informação correta

Os farmacêuticos são fonte de confiança para os clientes, não se tem dúvidas das indicações e sugestões dadas por eles e, em momentos de crises, se manter informado é fundamental mas, infelizmente, em um mundo cada vez mais digital a disseminação de Fakes News se torna cada vez mais veloz e cabe a estes profissionais buscar fontes seguras para serem coerentes nas informações repassadas aos clientes.

Sites e portais como o da vigilância sanitária, OMS, Organização PanAmericana de Saúde, o Conselho Federal e Regional das Farmácias, são excelentes opções.

>>> Atenção aos sintomas

Quando se vivencia um caos na saúde mundial, sintomas da doença podem sofrer alterações rapidamente ou até mesmo um aumento no número de sinais. Se manter atualizado é fundamental, alinhado a atenção aos sintomas, podem contribuir para a não lotação de hospitais e/ou indicar que o cliente procure uma unidade de saúde mais próxima, se for o caso.

>>> Explicar os perigos da automedicação

Falar sobre a automedicação é uma atividade diária desses profissionais, mas é de extrema importância enfatizar os perigos e consequências, além de não se deixar levar pelo ato de querer ajudar e fazer um aconselhamento indevido de medicamentos.

Com a rápida disseminação de falsas informações e o medo de algo ruim acontecer a eles ou aos entes queridos, acreditar em ‘curas fáceis e rápidas, tomam conta da população e comunidades com acesso limitado a informações, então cabe aos farmacêuticos orientá-los da melhor forma a fim de minimizar os danos.

>>> Ser exemplo

Profissionais da saúde são vistos como uma figura de respeito, aqueles que usam tal reconhecimento para alertar e conscientizar a população sobre cuidados e prevenção a saúde, estão sempre a um passo à frente para ajudar a população em momentos de crise.

No caso da COVID-19,  o uso obrigatório de máscara e uso regular de álcool em gel para higienização foram apresentados como pontos básicos de prevenção, que se respeitados pelos profissionais dentro da farmácia, incentivará os clientes e visitantes a fazerem o mesmo, levando a prática para o dia a dia, e assim ajudando na redução de novos casos.

Estes são apenas alguns dos papéis, mas devemos ressaltar que cada situação é diferente da outra e principalmente em crises nunca antes vivenciadas. É dever dos profissionais farmacêuticos, junto a administração da farmácia, planejarem juntos o protocolo de contingência, que deve ser respeitado por todos que fazem parte da equipe. 

Também é importante destacar que os profissionais farmacêuticos já possuem atividades pré definidas e que doenças como diabetes, hipertensão, por exemplo, ainda vão existir em momentos de crise e que pessoas precisarão de atenção e suporte na manutenção diária da saúde. Então, ficar atento e agir rápido se tornam diferenciais em situações como essas e possui uma gestão eficaz dentro da farmácia também ajudará na economia de tempo e dinheiro.

Se hoje, o sistema de gestão da farmácia que você trabalha não é satisfatório, te convidamos a conhecer nosso site e as soluções criadas para ampliar resultados e melhorar a performance do seu trabalho no dia a dia. 

Se gostou deste conteúdo, temos certeza que vai se interessar pelos demais artigos publicados em nosso blog, com temas sobre mercado, atendimento, tecnologia, gestão e muito mais.

Leia também:


Atendimento
Fale com o comercial