Gestão

Ransomware: o que é e o porquê você deve ficar atento?

A era digital traz consigo diversos benefícios e contribui para que os processos rotineiros sejam simplificados, principalmente em grandes empresas, complexos hospitalares, farmácias, shoppings, distribuidoras e mais. Mas, junto com as vantagens, a tecnologia desperta, também, a necessidade de atenção e cuidados com seus dados pessoais e os da sua empresa e clientes.

Nesse artigo você vai entender o que é o Ransomware e como se proteger desse ataque, que se tornou um dos principais crimes virtuais dos últimos anos, se adaptando e favorecendo-se, inclusive, das mudanças ocorridas frente a pandemia da Covid-19.

Ransomware: o que é?

No inglês, ransom significa “resgate”. Ou seja, como o nome já sugere, o Ransomware é um Malware, um Software Maligno, que infecta um computador, criptografa as informações que ali estão e sequestra os dados do determinado aparelho. O ataque funciona da seguinte forma: inicialmente, o Software bloqueia o acesso de um usuário ao seu próprio dispositivo e dados. Em seguida, é cobrado um resgate para que os dados sejam desbloqueados e acessados novamente pelo dono.

E como os Ransomware chegam a um dispositivo?

Bom, agora que você entendeu o que é o Ransomware, é importante compreender também como ele chega aos seus dados e dispositivos. Geralmente esse Malware é distribuído por meio de links de phishing, que são mensagens de textos ou e-mails que se passam por alguém  com a finalidade coletar ilicitamente dados e senhas. O Ransomware também é disseminado por e-mails com anexos suspeitos, ou pode ainda ser instalado pela própria vítima quando ela baixa um aplicativo ou programa malicioso. Já deu para perceber que as formas de ser vítima de um Ransomware são diversas, não é?!

É muito importante estar sempre atento ao Ransomware, pois além de bloquear o acesso a dados importantes da sua empresa, ele pode ser sinônimo de danos irreversíveis para ela, como por exemplo o roubo de informações preciosas e confidenciais, exigindo o pagamento para que essas informações sejam devolvidas. Além disso,  mesmo que o resgate seja pago, não há qualquer garantia de que os cibercriminosos cumprirão sua parte do acordo e liberarão os seus dados. Neste caso, como diz o ditado popular, “é melhor prevenir do que remediar”.

E quais são os riscos do Ransomware para a minha farmácia ou distribuidora?

Vamos lá! Poucas pessoas param para pensar nisso, mas informações envolvendo a saúde de alguém são muito valiosas, isso porque além de estarem intrinsecamente ligadas a altos custos financeiros, elas também abraçam questões emocionais, como a vida de um ente querido ou os dados de um cliente antigo. Logo, os criminosos enxergam neste ambiente um lugar vulnerável, propício a golpes valorosos.

Justamente por ser uma área muito atrativa para criminosos é que as organizações ligadas à saúde devem ter cuidado redobrado quando o assunto é gestão e proteção de dados. 

Certo, mas como proteger os dados da minha empresa dos Ransomware?

Separamos algumas dicas para lhe auxiliar na proteção dos seus dados. Anota aí:

 

  1. Um dos pontos mais importantes quando o assunto é Ransomware é a manutenção do sistema operacional. Logo, manter o seu sistema e aplicativos sempre atualizados é imprescindível para evitar o sequestro de dados. Uma dica é recorrer a empresas e grupos que trabalham com esta garantia, com um sistema integrado de gestão.
  2. Garantir que brechas de segurança no seu sistema operacional sejam encontradas o mais rápido possível. Esta dica pode contribuir para evitar que o seu sistema seja uma vítima em potencial.
  3. Evite clicar em links desconhecidos ou baixar arquivos e anexos de e-mails enviados por remetentes desconhecidos. Uma estratégia é salvar seus contatos no endereço de e-mail e em aplicativos de mensagens, assim, você evita compartilhar e receber informações com pessoas mal intencionadas.
  4. Utilizar um Software de segurança pode contribuir com a proteção de dados da sua farmácia e dos seus dispositivos.
  5. Por fim, é de extrema importância que cópias de segurança, os backups, sejam feitos regularmente, dessa forma você consegue recuperar suas informações com mais facilidade em caso de ataques cibernéticos. Com as informações salvas e armazenadas em um local seguro, você evita que grandes perdas de dados aconteçam. O backup também é uma alternativa para não ceder às exigências dos criminosos, uma vez que as informações sequestradas estão salvas em um local seguro.

Por se tratar de um passo um pouco mais enfadonho, pode ser que você acabe postergando e perdendo informações. Uma solução para isso é terceirizar o serviço, buscando auxílio de uma empresa como a Infarma, qualificada e especialista no seu segmento. 

Desse modo, os seus dados, seja em pequeno ou grande volume, estarão seguros e atualizados em nuvem de forma prática e simples. Para além disso, uma empresa especializada pode ainda contribuir na eliminação de custos extras com  hardware e esforços operacionais, garantir a total privacidade dos seus dados e evitar retrabalhos de coleta de informações, uma vez que os dados são automaticamente replicados para protegê-los de erros de hardware inesperados e muito mais.

Então, a dica da Infarma quando assunto é Ransomware é: preste atenção em possíveis ameaças e anomalias apresentadas nos seus sistemas e dispositivos, como por exemplo e-mails de remetentes anônimos ou estranhos, pop-ups desconhecidos e, claro, o mau funcionamento do sistema e dispositivos.

Além disso, busque manter o seu sistema protegido antes do surgimento do problema. Contrate uma empresa que lhe garanta segurança operacional e de dados, e entenda isso como um investimento, uma vez que o roubo de dados pode representar um rombo financeiro na sua empresa, mas mais que isso, pode significar a insatisfação e falta de credibilidade frente ao seu cliente. 

Nós da Infarma pontos para te ajudar com sistemas de qualidade e utilizado por mais de 3000 empresas de todo o Brasil.

Leia também:


Consulte seu protocolo aqui
Fale com o comercial