Gestão

Saiba como implantar a metodologia dos 5S na gestão do seu estoque

No artigo de hoje nós da Infarma vamos falar um pouco sobre gestão de estoque, mais precisamente sobre a metodologia do Programa 5S. Você já se perguntou qual a influência direta da limpeza, padronização e da organização do seu estoque para restante da sua empresa?! 

Então, o programa 5S serve para expor isso e mostrar mecanismos e ferramentas para desenvolver a cultura de disciplina, de resolução de problemas e, por consequência, melhorar a rotina da sua empresa por meio de mudanças comportamentais em cada setor do seu negócio. 

O 5S é método de organização e aperfeiçoamento criado no Japão no século passado, e hoje faz parte da rotina de muitas empresas. A metodologia, que visa potencializar a eficiência operacional da sua equipe e da estrutura do seu negócio, recebeu esse nome pois se baseia em 5 sensos que devem ser seguidos para evitar desperdícios de recursos e de espaço no ambiente. Os 5 sensos são: 

 

  • Seiri: senso de utilização;
  • Seiton: senso de organização;
  • Seiso: senso de limpeza;
  • Seiketsu: senso de padronização;
  • Shitsuki: senso de disciplina.

 

 

Cada “senso” conversa com os outros, gerando pequenas melhorias graduais. O objetivo do plano estratégico do 5S é que aspectos basilares do negócio apresentem melhorias até chegar ao que é o objetivo da equipe responsável. 

Você deve estar se perguntando como e quais motivos lhe levariam a aplicar essa metodologia na rotina do seu estoque. Pois bem, o 5S pode melhorar o seu controle de produtos, potencializar a sua gestão, reduzir custos com mercadorias e expandir o espaço da sua empresa quando aplicado. Então, vamos conversar um pouco sobre cada senso e como aplicá-lo ao estoque da sua farmácia?! 

  1. Seiri: senso de utilização

O primeiro S se refere a Seiri, que é o senso de utilização de recursos. Aqui, a sua equipe deve buscar objetos, matérias, ferramentas, dados e recursos que já não são mais utilizados, que estão inúteis e obsoletos dentro da empresa e descartá-los de forma consciente. 

Nesta primeira etapa é importante o engajamento da equipe para identificar o que realmente é descartável e o que pode ser importante posteriormente no estoque da sua farmácia ou distribuidora farmacêutica.  Alguns aspectos que podem ser pensados dentro do seu estoque: 

  • Embalagens vazias
  • Produtos vencidos
  • Notas fiscais antigas
  • Caixas e isopores inúteis 
  • Informativos antigos 

 

  • Seiton: senso de organização

 

No Seiton, que é o senso de organização, você vai ganhar, principalmente, espaço e tempo. Aqui é preciso entender que cada coisa tem seu lugar preestabelecido dentro de cada setor.  Além disso, deve-se deixar esse material acessível e disponível para as pessoas que mais o utilizam durante o dia, facilitando assim o acesso rápido.

No seu estoque você pode investir em armários, estantes, gavetas separadas por segmentos específicos, etiquetagem de materiais, caixotes, placas, marcações e indicações com nome de matérias-primas  e muitos outros recursos para se organizar. 

  1. Seiso: senso de limpeza

A limpeza no ambiente de trabalho influencia os colaboradores de forma positiva. Um ambiente limpo permite que quem está nele fique mais centrado, organizado, tenha mais bem-estar e foco para desempenhar funções. 

Além disso, no caso de um estoque, há a eliminação de objetivos desnecessários e de sujeira, facilitando a dinâmica da rotina nesse espaço. 

  1. Seiketsu: senso de padronização

Em resumo, no seiketsu, referente a padronização, as três primeiras etapas serão sintetizadas. Neste momento é preciso tornar todas as tarefas, funções e atribuições viáveis, para que se torne parte da rotina da equipe de forma natural e orgânica. 

Tudo aquilo que ficou acordado nos 3 primeiros S, devem seguir sendo colocados em prática nesta fase. Aqui, os colaboradores devem criar uma consciência coletiva sobre aquilo que é objetivo da empresa como um todo, cada membro da equipe deve ter claro em mente qual é a cultura da empresa. 

  1. Shitsuki: senso de disciplina

Disciplina, essa é a palavra que rege o último S. Aqui, o colaborador deve se auto analisar e perceber como ele se comporta frente e todas as outras etapas. Se algum dos “S” falha, os outros 4 serão afetados, logo, é importante que haja disciplina para manter um padrão. 

Nesta fase toda a equipe consegue perceber os aspectos positivos que foram conquistados durante a aplicação da metodologia. Dentro de um estoque de farmácia ou distribuidora os resultados podem vir a curto ou longo prazo. 

A aplicação de metodologia 5S unida a um bom sistema de gestão no seu estoque vai lhe garantir mais segurança no trabalho, menos falhas humanas, redução de desperdícios,  além de ganho em tempo, mais organização e menos gastos desnecessários. 

Então se o seu objetivo no momento é potencializar a sua empresa, melhorar resultados e elevar a autoestima da sua equipe, o 5S é a opção perfeita. Quer conhecer um pouco mais sobre esse método e saber como uní-lo a um bom sistema de gestão? Nós da Infarma podemos contribuir com isso. Entre em contato com a nossa equipe comercial, será um prazer atendê-lo.

Leia também:


Atendimento
Fale com o comercial