Finanças

Sua farmácia está dando lucro? Descubra agora.

Você com certeza já parou para pensar na lucratividade da sua farmácia, não é mesmo? Então, o que poucos gestores se atentam é que  o  sistema de gestão deve ser um aliado na hora de planejar os lucros do seu negócio. Mas como fazer isso?!

Hoje, nós da Infarma vamos conversar um pouco sobre formas de usar o seu sistema de gestão para avaliar a lucratividade da sua farmácia. De antemão avisamos: as duas coisas estão diretamente ligadas. 

Primeiro, é essencial que o gestor esteja constantemente acompanhando os indicadores da farmácia, esses dados devem ser entregues pelo seu sistema de gestão. Se você utiliza o seu sistema apenas para vender, saiba que está perdendo dinheiro, tempo e dados valiosos sobre o seu negócio e clientes. 

Esteja atento as informações disponibilizadas pelo seu sistema de gestão, a partir delas você e sua equipe podem montar estratégias de vendas assertivas e ajustar possíveis lacunas que interferem nos lucros do seu negócio e no seu posicionamento dentro do mercado. 

Saiba o que, quando e onde comprar.  Os pedidos de compras da sua farmácia devem ser feitos a partir de informações claras, ou seja, você e a sua equipe precisam entender o que pode e o que não pode faltar no seu estoque.  Para chegar nestas informações é necessário observar o fluxo de vendas do negócio partindo de métodos de classificação. 

Um dos métodos mais utilizados para isso é o de Curvas ABC. Essa metodologia vai mostrar graficamente quais são os produtos que mais saem, os que saem menos e os que oscilam nas vendas. Com isso, provavelmente os gastos diminuem, os produtos serão comprados e utilizados nas quantidade corretas, sem riscos de grandes perdas ou déficit no estoque e, por consequência, os lucros aumentam. 

A fidelização dos clientes é outra estratégia de lucro que você deve usufruir sem medo dentro do seu sistema de gestão. Esta ação permite que você tenha os dados dos seus clientes fixos, sabendo o que e quando geralmente eles compram, isso lhe entrega a facilidade de não deixar o produto faltar, além de vender de forma estratégica e mais atenciosa. 

Além disso, a fidelização de clientes por meio do cadastro vai lhe aproximar de potenciais consumidores, afinal, você vai saber o que o público geralmente procura, o que ele busca no mercado, por que ele não voltou ou qual produto o fez retornar. Isso tudo é sinônimo de que? Lucro! 

Um bom sistema de gestão lhe permite ter um panorama geral sobre a saúde financeira da sua farmácia. Vimos que para conseguir um gerenciamento assertivo, com fluxo financeiro saudável e rentável e com a certeza do funcionamento pleno  do seu negócio, é importante investir nessa ferramenta. 

Sua farmácia está seguindo esses passos? Se sim, muito provavelmente ela está no caminho certo para a lucratividade efetiva. Mas se você observou que o seu negócio apresenta lacunas e ainda precisa de ajuda, nós da Infarma estamos aqui para isso! Entre em contato pelas nossas redes ou site, será um prazer ajuda-lo. Até mais! 

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