Você já ouviu falar em “Omnichannel”? Saiba o que é e como aplicar na sua farmácia.
Omnichannel, que numa tradução livre significa “todos os canais”, é um termo que vem ganhando força nos últimos anos. Esta é uma estratégia de negócios que abre portas para que uma empresa ofereça experiências integradas para os seus clientes em todos os canais de comunicação, seja nas mídias sociais, aplicativo, site ou loja física, valorizando, assim, a jornada deste cliente.
A estratégia de marketing Omnichannel se apoia em três pilares principais para acontecer: comunicação, vendas e atendimento, a fim de garantir que o consumidor tenha uma vivência agradável, satisfatória e intuitiva tanto no online quanto no seu espaço físico, mesclando a experiência.
Sendo assim, vale reforçar que essa estratégia é completamente focada nas expectativas do consumidor e na experiência dele em todas as etapas que envolvem um estabelecimento, independente do canal de contato. Inclusive, um dos diferenciais dessa estratégia é a possibilidade que o consumidor tem de “migrar” entre os canais de comunicação. Então, por exemplo, você pode entregar ao seu cliente a possibilidade de tirar uma dúvida inicial sobre determinado medicamento em uma plataforma virtual e terminar esta conversa com o atendente em outro canal. Outro exemplo prático muito comum, é a possibilidade que o cliente tem de já montar um carrinho de compras através de um site ou aplicativo e apenas retirar esta compra numa loja física.
E como aplicar o Ominichannel?
Agora que você entendeu o que é o Omnichannel, podemos falar um pouco sobre a aplicação dessa estratégia na sua drogaria e distribuidora farmacêutica.
De antemão, vale ter em mente que o Omnichannel utiliza-se de muitas ferramentas e recursos para funcionar, como banco de dados e inteligência artificial, que entregam a possibilidade de uma vivência mais personalizada ao consumidor. Além disso, o bom atendimento, as funcionalidades e interatividade de um aplicativo ou site e outros aspectos também fazem parte da estratégia.
Nós da Informa, vamos dar 6 dicas de como aplicar a estratégia de Omnichannel no seu negócio.
- Histórico de atendimento ao cliente:
Busque uma forma de integrar os dados e o histórico de compras dos seus clientes, seja através do site ou loja física. Com isto, você pode ter informações mais precisas sobre cada uma das pessoas que frequentam o seu estabelecimento e, assim, afunilar e proporcionar uma experiência de compra mais personalizada e positiva para cada um desses consumidores. Uma dica para aplicar essa técnica é fechar parceria com empresas como a Infarma, que trabalham com Softwares modernos de armazenamento de dados.
- Esteja no virtual:
Pode parecer óbvio, mas muitas drogarias ainda não investem no campo virtual e a consequência disso é a perda de bons clientes, uma vez que o consumidor busca cada vez mais qualidade e agilidade nas suas práticas de consumo. Para aplicar o Ominichannel você precisa estar no virtual. Além das redes sociais, busque se comunicar com o seu cliente em um aplicativo ou site que permita a compra virtual, de modo a adiantar a demanda. Ah, lembre-se de incluir opções de retirada na loja ou de entrega com motoboy.
- Explore a tecnologia:
Já deu para entender que a integração entre o online e o offline é a alma do Omnichannel, não é? Pois bem, no Online você pode usar ferramentas como Chatbots para se manter conectado com seu consumidor. Isso vai agilizar a vida do cliente, pois ele pode buscar informações a respeito de valores, formas de compra e de pagamento, disponibilidade de um produto e até mesmo para falar com um atendente. Uma boa alternativa para utilizar esta ferramenta é o Whatsticket que, entre diversas vantagens, entrega a possibilidade de utilização de chatbots automatizados e o acompanhamento em tempo real do histórico de contatos com seus clientes, a fim de garantir qualidade e satisfação do consumidor e mais organização e agilidade para a sua drogaria. Para saber mais sobre esse serviço você pode contar com ajuda de empresas especializadas, como a Infarma.
Para isso, é importante que estes canais de comunicação estejam integrados ao estoque, para dar certeza ao cliente de que o produto dele está disponível na loja e evitar chateações. Também é interessante que o sistema de sua drogaria passe por backups constantes, a fim de recuperar informações já dadas anteriormente pelo cliente.
- Um bom atendimento em todos os espaço:
A sua equipe deve estar preparada para prestar um bom atendimento ao seu cliente independente do espaço em que ele esteja sendo atendido, seja no virtual, por ligação ou no presencial. Então, invista em treinamentos para a sua equipe conseguir prestar um atendimento humanizado, eficaz, com comunicação padronizada, ágil e que atenda as expectativas do seu cliente tanto na loja, quanto fora dela.
- Ofertas personalizadas na mão do seu cliente:
Hoje em dia quase tudo pode ser feito na palma da mão, basta ter um smartphone e acesso a internet. Por isso, a nossa última dica são os programas fidelidade, que podem ser usados tanto no momento em que o cliente chega presencialmente à sua drogaria em busca de um produto específico, quanto podem ser enviados por e-mail, notificações de aplicativos ou mensagens de texto para aqueles consumidores que não estão na farmácia. Esta é uma boa forma de chegar ao cliente que não foi à farmácia e de recompensar aqueles que já estão nela.
- Whatsticket
Como citamos anteriormente, o Whatsticket é uma forma muito eficaz de unir algumas das soluções acima. Com esta ferramenta você consegue organizar, separar e centralizar os atendimentos via WhatsApp com seus clientes em um só espaço, evitando perdas ou conversas descontinuadas, garantindo, assim, uma visão clara da comunicação com seu cliente. Com Whatsticket múltiplos atendentes podem acessar a mesma conversa, você terá acesso a gráficos de relatórios, divisão de conversas e demandas por departamentos. Para saber mais sobre o Whatsticket clique aqui.
Então não esqueça: a ideia central do Omnichannel é ofertar ao cliente uma experiência de consumo perfeita em todos os canais em que a empresa esteja, integrando essas possibilidades entre os canais de comunicação. Assim, a sua drogaria se torna referência em atendimento, preço, qualidade e, principalmente, como um espaço de confiança.
Gostou de conhecer sobre o Omnichannel e quer entender um pouco mais sobre estratégias para fazer sua farmácia caminhar junto com o mercado? O Blog Infarma possui conteúdos diversos e exclusivos para contribuir com a otimização e crescimento do seu negócio.