Gestão

Erros mais comuns na gestão de uma distribuidora

Muitos são os aspectos que envolvem a gestão de uma distribuidora: logística, gestão de pessoas, estoque, compra de produtos, armazenamentos, entre outras demandas, mas a organização, talvez seja o principal aspecto quando se trabalha com grandes volumes de entrada e saídas de produtos.

Com tantos afazeres, ter o suporte de uma equipe qualificada e um sistema de gestão eficiente podem ser o grande trunfo para o sucesso da sua distribuidora. Mas quanto aos erros, quais os mais comuns nessa área? Veja a seguir:

Falta de controle dos pedidos

Quando se trabalha no ramo atacadista é fundamental ter controle total dos pedidos que são feitos para estoque e os que saem para distribuição. Um erro de data ou produtos errados, pode culminar em devolução ou até perda dos produtos, o que pode gerar grandes perdas financeiras para o seu negócio e distribuindo uma relação de confiança construída com o seu cliente.

Fluxo de caixa ineficiente

Ter conhecimento e fácil acesso ao fluxo de caixa da sua empresa determinará o quão bem ela vai prosperar. Em resumo: é o que entra e sai da sua empresa.

Ele é um artifício utilizado na gestão financeira de negócios, na qual possibilita a visualização de dados como ganhos, despesas e também possíveis investimentos para o negócio.

LEIA TAMBÉM
Fluxo de caixa: Como um sistema integrado pode agregar para o dia a dia de farmácias e distribuidoras farmo-hospitalares.

Problemas com a gestão do estoque

Pensar no estoque da distribuidora é o primeiro passo para otimizar custos e fazer com o que o restante da empresa siga com suas atividades. Quando não se tem uma gestão de estoque eficiente,  situações difíceis surgem, como o estoque obsoleto ou a falta de produtos com mais saídas para distribuição.

LEIA TAMBÉM
Melhore a performance do seu estoque com 6 perguntas simples para uma gestão eficiente.

Falha de comunicação

Comunicação é de extrema importância em qualquer negócio. Em distribuidoras atacadistas, com grande volume de produtos armazenados e diversas equipes trabalhando simultaneamente, a informação sempre tem que ser clara e de fácil acesso, tanto para o contato pessoal como com uso de sistemas para uma gestão circular completa.

Falta de tecnologia

Não avançar com a tecnologia é destinar seu negócio ao fracasso. O mercado evolui a cada minuto e é preciso seguir junto. Procure ter como parceiro de negócio um sistema de gestão que entenda as reais necessidades do seu negócio, um sistema que te permita ter acesso claro e fácil, além de uma automatização completa dos processos do dia a dia da sua distribuidora.

A Infarma está pronta para ser sua parceira!

Com mais de duas décadas de experiência, desenvolvemos o software Infarma Atacado, um sistema integrado de gestão voltado para atender o ramo de distribuidora de produtos farmacêuticos, hospitalares, cosméticos e suplementos, proporcionando uma gestão completa e eficaz desde a compra até a saída de produtos, utilizando rotinas inteligentes que simplificam e automatizam os processos diários.

Um sistema moderno que entende suas necessidades permitindo a personalização de acordo com sua rotina.

Não deixe de conhecer o INFARMA ATACADO.

Estaremos esperando por sua visita!

Leia também:


Consulte seu protocolo aqui
Fale com o comercial