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TEMPO É DINHEIRO: Aprenda como otimizar o tempo na gestão e atendimento da sua farmácia.

Se você já ouviu a expressão “tempo é dinheiro” e tem interesse em levar essa expressão como ponto positivo para a rotina da sua farmácia, este artigo é para você.

Já percebeu que com o avanço da tecnologia, a sociedade ficou cada vez mais dependente de dispositivos tecnológicos, criando assim os hábitos de ser mais acelerado, exigente e crítico em relação ao tempo de espera do atendimento?

Sim, isso acontece e uma pesquisa realizada pela Salesforce, intitulada: “State of the Connected Customer” comprova isso. Eles conversaram com mais de 6.700 consumidores de 15 países, incluindo o Brasil, no qual apontou que 80% dos clientes ‘consideram a experiência oferecida por uma marca tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços’ tendo uma porcentagem ainda maior para os consumidores entrevistados no Brasil, onde 89% dos clientes declararam que tão importante quanto os produtos e serviços comercializados é a experiência que a marca possibilita, o que estar completamente  atrelado ao TEMPO. Mas como melhorar esse aspecto no PDV (Ponto de venda)?

IDENTIFICAÇÃO  E MEDIDAS PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA
Para tomar uma decisão é importante identificar o real motivo da demora do atendimento e após a identificação do problema, a aplicação de ações para solucioná-lo deve ser imediata, afinal: tempo é dinheiro!

O ideal é traçar a jornada de compra do cliente no seu PDV e listar todas as dificuldades que podem ocorrer no processo de venda, veja os exemplos abaixo e as medidas que podem ser adotadas:

❌   Falta de uma equipe qualificada
✅  Treinamento e capacitação dos funcionários de acordo com as necessidades do ponto de venda e do público alvo da sua loja.

DICA DE LEITURA: Concorrência no setor farmacêutico: como se destacar através do atendimento.

❌  Desorganização das gôndolas de produtos
✅  Estudar as mais novas pesquisas e tendências sobre merchandisings e aplicar na sua loja de acordo com o público que queria atingir e os seus focos de venda dentro da loja. 

DICA DE LEITURA: Seu mix de produtos está atrelado às necessidades do seu cliente?

 ❌  Sistema lento
✅   Fazer a troca do sistema para ter uma melhor gestão da sua farmácia e melhorar consideravelmente o tempo de espera e de pagamento. Nada pior para o cliente do que uma fila imensa e uma demora gigantesca para realizar suas compras. Tenha empatia pelo o cliente e melhore a experiência dele na sua loja.

DICA DE LEITURA: Software para farmácias, conheça os benefícios da Infarma.

VEJA COMO A  INFARMA PODE AJUDAR O SEU NEGÓCIO.
No mercado há mais de 2 décadas, a Infarma entende sobre sistemas e possui a expertise que você precisa para melhorar o processo de venda, tempo de atendimento e gestão da sua farmácia.

O INFARMA VAREJO, é o que você precisa para automatizar os processos operacionais da sua farmácia, como entrada e saída de produtos, geração de relatórios, gestão de promoções e descontos, entre outros.

Em destaque, listamos duas, das diversas soluções complementares existentes, que vão te ajudar a melhorar o tempo de atendimento do seu PDV e a gestão da farmácia.

Segurança e comodidade nos pagamentos eletrônicos.
Uma solução de transferência e autorização de transações financeiras, chamada de TEF, que permite a interliga de forma online as lojas com as autorizadoras de cartões e outros serviços em transações eletrônicas, tornando o atendimento no caixa mais rápido e ágil.

Outras soluções do TEF são:

  • Centralização e controle de todas as formas de pagamento;
  • Recebe cartões de crédito e débito em operação no mercado, assim como cartões benefício/convênio;
  • Prevenção contra fraudes no seu caixa;
  • Realiza consultas e oferece serviços de correspondente bancário;

e muito mais. Para saber mais, clique aqui.

Controle dos recebimentos das vendas via pagamento eletrônico.

Para uma gestão completa e eficiente, contar com soluções que agreguem valor ao seu negócio, facilita e muito no processo de evolução. A conciliação de cartões da Infarma é uma solução que atende clientes de todos os perfis, ela auxilia no gerenciamento das transações financeiras vindas de cartões de crédito e débito das mais diversas administradoras, o que te permite ter uma organização, controle e otimização completa das atividades da área financeira da empresa.

Outras características:

  • Garante a integridade entre as informações internas (Loja x Autorizador) e as informações fornecidas pelas administradoras;
  • Garante que os recebimentos registrados possuam uma fonte Mostra o quanto você paga para as administradoras por dia e quanto você perdeu em transações incompletas;
  • Saiba qual o seu ticket médio em vendas de cartão de crédito e débito;

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QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA DEMORA NO ATENDIMENTO?
Os danos causados pela demora e insatisfação no atendimento podem afetar diferentes aspectos do seu negócio, como, por exemplo:

❌  Aumento de reclamações
Que podem ser realizadas de forma verbal, avaliação no próprio PDV caso haja essa cultura, como também nas plataformas digitais, tais como: Google, sua página no Facebook, Instagram, Foursquare e outros.

❌  Perda da credibilidade
O marketing que mais perpétua entre os clientes é o do boca a boca. O portal de notícias NIELSEN, divulgou que 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Isso pode ter impacto positivo e negativo, lembre-se disso.

❌  Redução das vendas
As consequências vindas dos itens listados acima trarão impactos nas vendas da sua farmácia, com a redução de clientes circulando na loja, na realização de compras de forma presencial/online e na retenção de novos clientes.

Esperamos que as dicas e sugestões apresentadas no artigo ajude-o a tomar decisões que impactem na melhoria do tempo de espera, atendimento, experiência do cliente e na gestão da sua farmácia.

Caso queira conhecer melhor a Infarma Sistema de Gestão  como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio, visite o nosso site e aproveite  também para conhecer o nosso blog com conteúdos exclusivos feitos para você e sua empresa.

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