Vendas

Seu mix de produtos está atrelado às necessidades do seu cliente?

Entre as coisas mais frustrantes para um cliente, está o fato de chegar a um estabelecimento e não encontrar o produto desejado. Estudos mercadológicos apontam que, em farmácias, o índice de ruptura, ou seja, a falta de produtos, fica próximo aos 10%. 

E na sua farmácia, o seu mix de produtos e o seu estoque atendem a expectativas dos seus clientes? Hoje, nós da Infarma vamos conversar um pouco sobre a importância de possuir um estoque que esteja atrelado às necessidades do seu consumidor. 

Primeiro de tudo, é importante que as ânsias do clientes sejam observadas e supridas, para isso, a farmácia precisa entender o que é demanda naquele momento, para assim saber no que se deve investir. 

Por exemplo, a sazonalidade é um fator muito importante na gestão de uma farmácia, você sabia disso? Existem produtos que vendem bem mais em certos períodos do ano, como protetores solares e bronzeadores durante o verão e período de férias. 

Sabendo disso, o plano de reabastecimento de estoque deve seguir essa linha de raciocínio, para que não falta nenhum produto esperado pelo cliente. Além disso, existem os produtos que sempre saem muito, independente da época, caso dos remédios, por exemplo. Então a gestão de entrada e saída desses medicamentos deve ser constante. 

Para conseguir manter um estoque recheado, que atenda as expectativas e necessidades do cliente e que não gere lacunas financeiras no estabelecimento, é imprescindível que haja profissionalismo na gestão desse estoque

Um sistema de gestão, por exemplo, auxilia no controle de entrada e saída de produtos, além de gerar registros e gráficos que permitem que a equipe entenda quais são os produtos que mais saem sempre, os que saem em menor demanda e o que não pode faltar em determinada época.  

O sistema de gestão também permite que o controle de qualidade seja mais efetivo no estoque farmacêutico, apontando produtos que estão próximos de vencer, e permitindo que a reposição desses produtos acontecem no momento certo, de modo a evitar desperdícios de produtos, bem como perdas financeiras. 

O aspecto visual, os departamentos e a disposição de produtos da sua farmácia também são fatores importantíssimos quando se fala em mix de produtos e necessidades de clientes.  

Mantenha sempre a sua farmácia bem disposta e organizada, com produtos da mesma linha de utilização juntos em uma mesma seção, por exemplo, dermocosméticos ou produtos infantis. Isso permite que o cliente tenha mais facilidade em encontrar aquilo que busca, afinal, nada pior que ficar circulando em um estabelecimento sem saber onde vai encontrar o produto desejado, não é mesmo? Em nosso blog temos alguns artigos que podem lhe auxiliar nisso. 

Bom, este foi o nosso artigo de hoje, esperamos que ele tenha esclarecido alguns pontos que são importantes quando o assunto é o mix de produtos de uma farmácia. Precisa de auxílio para melhorar este aspecto no seu estabelecimento? A Infarma pode lhe ajudar. Entre em contato com a nossa equipe via WhatsApp ou pelo nosso site, será um prazer fazer parte do seu crescimento!

Leia também:


Consulte seu protocolo aqui
Fale com o comercial