Atendimento

Concorrência no setor farmacêutico: como se destacar através do atendimento.

Você já foi a um estabelecimento e saiu por conta do mau atendimento?
Isso pode estar acontecendo na sua farmácia e, o pior, seu cliente está indo direto para sua concorrência. Pensando nessa realidade, escolhemos falar sobre atendimento neste artigo e como a fidelização de clientes, está longe de ser uma missão concluída.

Fidelizar clientes é algo constante, sem data de validade e anda diretamente ligada ao bom atendimento, construção da marca e o marketing da sua farmácia, mas agora, vamos te apresentar algumas boas práticas para construir uma base sólida de relacionamento com seus clientes, siga as dicas e destaque-se no mercado!

SEJA PRESTATIVO E SOLÍCITO

Para começar, é importante destacar o quanto todos os profissionais da sua farmácia devem ser prestativos e solícitos para atender bem aos clientes. São cinco S, que consideramos ser as práticas básicas para um bom atendimento:

  1. Sorrir
  2. Ser simpático
  3. Ser atento aos detalhes
  4. Saber ouvir
  5. Solucionar

Se seu time está motivado, entende o papel de cada um e trabalham em equipe, seguir esses 5S será facilmente executado. Se hoje, essas práticas não estão sendo aplicadas, comece já a implementação.

MOSTRE  EFICÁCIA E RAPIDEZ

O fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos reduziu consideravelmente com as ações de lockdown em algumas cidades e outras medidas preventivas ao Coronavírus, mas isso não significa que a demora deve se fazer presente no atendimento. É com essa oportunidade que sua equipe deve ser rápida e eficiente no retorno ao cliente pelos diferentes meios de comunicação adotados para venda, isso garantirá pontos positivos na fidelização dos clientes e se tornará um hábito a ser aplicado quando o retorno às lojas for liberado.

CONSTRUA UM ATENDIMENTO HUMANIZADO
No mundo onde a tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado, ter o contato humanizado é o que querem os clientes. Busque sempre criar um vínculo com eles, se apresente, fale seu nome e se possível, saiba o nome dele. Se o cliente tem presença contínua na loja, procure entender suas necessidades e se prontifique a ajudá-lo ou auxiliá-lo durante as compras.

Ações simples, como chamá-lo pelo nome e ser cortês durante toda permanência na loja, fará com que ele se sinta querido e feliz em estar no seu estabelecimento, o que fortalecerá o laço com o seu negócio e também com sua equipe, trazendo-o de volta várias vezes.

TORNE A EMPATIA UM HÁBITO

Empatia é uma das características que deveriam ser obrigatórias na contratação de profissionais que trabalham diretamente em contato com o público. Entender a necessidade do cliente, suas limitações e o momento no qual está vivendo é um ponto que pode transformar a relação empresa/cliente em algo sólido e gratificante para ambas as partes, além de ajudar na construção do atendimento humanizado e ser uma delicadeza.

CONHEÇA O QUE VOCÊ VENDE
Se você é responsável por um setor, amplie seus conhecimentos e conheça toda a loja. É importante saber os produtos e serviços disponíveis para venda para, quando for necessário, repassar essas informações sem ruídos, de forma clara e fluida, facilitando assim, a venda. Procure também ficar atento às tendências do mercado e aos produtos mais procurados, melhorando sempre o mix da loja e comunicação ativa com a gerência da loja.

ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO
Não é só em momentos de pandemia que devemos buscar por informações, é o papel de todos os profissionais que trabalham na linha de frente, está sempre atualizado sobre o que acontece no mundo, na região onde vivem e também na comunidade local.

Profissionais farmacêuticos são vistos como fonte de confiança e credibilidade e precisam se abastecer de dados verídicos para informar, aconselhar ou sugerir para aqueles que os procuram dados corretos e que não prejudicam a saúde e o bem-estar do cliente/paciente.

No blog Infarma, tem disponível um artigo completo sobre Qual o papel do farmacêutico em momentos de crise como a do Coronavírus? E também um conteúdo exclusivo sobre as características de um farmacêutico de sucesso.

Colocando em prática todas as dicas que explicamos neste artigo, acreditamos que seja possível sim, se destacar entre os concorrentes com um atendimento de excelência, sempre visando melhorias e alinhando a cultura empregada da empresa com os colaboradores.

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